Arquivo

II Jornadas do Património em Belmonte

Caminhos de Santiago evocados por estudiosos portugueses e espanhóis em Abril

A Câmara de Belmonte vai promover, a 11 e 12 de Abril, as II Jornadas do Património – Caminhos da Fé. A iniciativa conta com a presença de vários estudiosos portugueses e espanhóis ligados à temática dos Caminhos de Santiago. No final das Jornadas será inaugurado o Núcleo Expositivo de Santiago “Caminhos da Fé”, que ficará patente ao público na Igreja de Santiago.

No dia 11 intervêm Fernando Patrício Curado (“Viação romana e epigrafia viária na região de Belmonte”); Isidro Garcia Barriga (“Caminos Rayanos: La Calzada Romana del Puente de Alcântara”) e Lourenço Almada (“O caminho físico de peregrinação para Santiago de Compostela e a sua evolução histórica”). Participam ainda Ana Catarina Mendes (“Os caminhos de Santiago em Portugal”); Arlindo de Magalhães Ribeiro da Cunha (“Caminhos de Santiago em Belmonte”); Ricardo Silva (“O caminho da Fronteira para Compostela e as representações de S. Tiago”); José Domingos (“Os caminhos de Santiago na Beira Interior – O caminho do Douro”) e José Maia Marques (“Caminhos de Santiago, caminhos do futuro”). No final haverá uma mesa redonda sobre “A calçada romana Via da Estrela – Caminho de Santiago”.

Para 12 de Abril estão agendadas as comunicações de Juan Gil (“La Calzada Romana Via de la Plata por Extremadura”); Ana Montalvo (“Projecto Alba Plata”); Armandino Cunha (“Projecto Vias Atlânticas: Os exemplos de Braga e Vila Verde”); Diego Muñoz Hidalgo (“Experiencias de un peregrino por el Camino de Santiago – Via de la Plata”) e Lourenço Almada (“O encontro com o Eu, através do Iniciático Caminho de Santiago”). Em conjunto, Paulo Monteiro, Ricardo Silva, Paulo Passos e Rui Serrano falarão sobre “A igreja de Santiago. Estratégia de Interpretação Patrimonial”. As inscrições decorrem até 10 de Abril, na autarquia.

Sobre o autor

Leave a Reply