Arquivo

Frank Zappa desce à terra

Projecto Low Budget Research Kitchen actua amanhã à noite no pequeno auditório do TMG

Os admiradores do virtuosismo de Frank Zappa (1940-1993) têm, amanhã à noite, uma oportunidade para se reencontrar com o grande músico norte-americano na Guarda. A ocasião é proporcionada pelo projecto português Low Budget Research Kitchen, que apresenta “Shut up and play your instruments” no pequeno auditório do TMG.

O espectáculo é dedicado exclusivamente à música de Zappa, cuja obra, para além de invulgarmente extensa e extraordinariamente multifacetada, possui ainda outras características que a tornam única no panorama musical da segunda metade do séc. XX. Por isso, a produção recorda também que a arte zappiana, apesar de promover a fusão de várias estéticas, é de uma originalidade «absolutamente avessa a quaisquer escolas, movimentos artísticos ou outros academismos». Frank Vincent Zappa ficou para a história da música como génio, surrealista e pioneiro do freak rock. Chegou a candidatar-se à presidência dos Estados Unidos, mas, mais importante que isso, deixou uma discografia imensa produzida ao longo de três décadas. É esse legado que o octeto instrumental Low Budget Research Kitchen se propõe perpetuar.

O próprio nome da banda é uma referência à composição orquestral “Music For Electric Violin And Low Budget Orchestra”, editada pela primeira vez em 1970, e que o músico pensou incluir na edição de “Läther”. Contudo, este projecto musical em quatro LP’s não se concretizou por causa de um conflito de origem económica com a editora Warner Bros, que levou à edição dessa obra em separado e à criação da própria editora de Frank Zappa. O projecto português é liderado por António Torres Pinto, grande admirador do controverso compositor, que nesta formação toca bateria sob o pseudónimo de Tony Carbone e é ainda responsável pelos arranjos. Pete Di’Mosso (saxofones), Guido Soprano (saxofones), Kubilai Khan (guitarra e flugelhorn), Dexter Greenberg (guitarra), Johnny Edgar Zim (teclados), Lou Serdozza (teclados) e Frankie Figueroa (baixo) são os pseudónimos dos restantes músicos, cujos nomes também se inspiraram no estranho universo zappiano.

Sobre o autor

Leave a Reply