A Farmácia Moderna já está a prestar serviço permanente. Ao contrário do que se temia, o estabelecimento da zona da Estação cumpriu a escala de serviço no último sábado, tendo estado aberta durante 24 horas.
Segundo Carla Fortes Marques, farmacêutica adjunta, a partir de agora a Moderna irá «continuar a assegurar o serviço» nos dias em que estiver escalada. Isto depois de, no passado dia 13, se ter recusado a prestar o serviço de atendimento permanente, tendo sido substituída pela Farmácia Rego após uma reunião de emergência dos directores técnicos dos estabelecimentos farmacêuticos da cidade, convocada pela Sub-Região de Saúde. A Moderna alegou na altura não ter meios humanos e logísticos para poder prestar o serviço, posição que indignou os directores técnicos das restantes seis farmácias da Guarda. A farmacêutica adiantou ainda que a direcção «pediu que a escala só começasse a ser cumprida em Março, para podermos realizar obras». No entanto, o pedido acabou por não ser aceite, tendo os responsáveis optado por cumprir o serviço permanente. «Ainda estamos em obras, mas não queremos deixar de servir a população da Guarda», sublinha Carla Marques.
Recorde-se que até ao final de 2007 a Farmácia Moderna estava a assegurar o serviço de disponibilidade permanente, tendo que estar sempre disponível para atender os doentes com receita médica a qualquer hora do dia. No entanto, desde o passado mês de Setembro que o serviço não era cumprido. A aprovação da escala de serviço é da responsabilidade da Sub-Região de Saúde, mas, devido a uma alteração legislativa, proposta pela Associação Nacional de Farmácias ainda em 2007, a Farmácia Moderna passou a integrá-la no início deste ano. O estabelecimento do Largo da Estação cumpre novamente o serviço permanente amanhã.