Arquivo

Novos cursos na Escola Profissional de Trancoso

EPT aguarda “luz verde” para criar pólo em Aguiar da Beira

A Escola Profissional de Trancoso (EPT) viu, recentemente, aprovados sete novos cursos de formação profissional. A partir de 2008, a escola tem autorização para leccionar os cursos de técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, técnico de Electrónica, Automação e Comando, técnico de Informática de Gestão, técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, técnico de Manutenção Industrial nas variantes de electromecânica e mecânica automóvel, e técnico de Gás.

«Até agora tínhamos autorização de funcionamento para 11 cursos de nível III», explica o presidente da EPT. Segundo António Oliveira, com esta aprovação, a escola terá «maior oferta formativa», podendo ministrar, no total, 18 cursos, sendo que cada um terá apenas uma turma por triénio. «Estas formações representam uma mais-valia para a Escola Profissional de Trancoso, uma vez que poderemos formar técnicos que fazem falta no tecido económico da região», sublinha. Até à data a escola leccionava os cursos de Animação Sociocultural, Técnico de Electrónica, Áudio Vídeo e Tv, Técnico de Secretariado, Técnico de Electrónica e Telecomunicações, Técnico de Contabilidade, Técnico de Frio e Climatização, Técnico de Marketing, Técnico de Instalações Eléctricas, Técnico de Energias Renováveis, Técnico de Turismo e Técnico de Comércio. «Os novos cursos permitem-nos diversificar a nossa oferta e, por outro lado, é uma valorização para os jovens», acrescenta António Oliveira.

Criar um pólo da EPT em Aguiar da Beira, que deverá funcionar no Centro Social José Augusto da Fonseca, é outro dos objectivos da instituição. A candidatura está à espera de “luz verde” do Ministério da Educação e poderá arrancar no ano lectivo de 2009/2010, sendo que deverá especializar-se na área da hotelaria e restauração. Nesse sentido, estão em candidatura os cursos de cozinha/pastelaria e de mesa/bar, ambos de nível II; técnico de recepção, técnico de termalismo, técnico de restauração nas variantes de técnico de cozinha/pastelaria e técnico de restaurante/bar. De acordo com o presidente da EPT, este projecto, apoiado pelo município de Aguiar da Beira, representa um investimento de 500 mil euros para adaptação das instalações. Criada em 1989, a escola completa 19 anos de existência em Outubro, sendo uma solução para muitos jovens que procuram entrar no mercado de trabalho. «Ter a funcionar alguns destes novos cursos no próximo ano lectivo seria uma boa forma de comemorar a efeméride», considera António Oliveira. Actualmente, a EPT tem 320 alunos de nível III, 40 professores e 10 funcionários. Há ainda 60 alunos no pólo da AFTEBI – Associação de Formação Técnico-Profissional da Beira Interior, que funciona nas instalações da escola.

Sobre o autor

Leave a Reply