Arquivo

Áudio-guias disponíveis em Dezembro

Sistema vai permitir que turistas façam visitas guiadas autónomas pelo centro histórico

Os turistas podem, a partir do próximo mês, fazer visitas guiadas ao centro histórico sozinhos, graças a um sistema de auscultadores autónomos e auto-suficientes que os guiará e informará, em espanhol, inglês, francês e italiano sobre o que há para ver e a sua história.

O pelouro do Turismo da Câmara da Guarda apresentou, na terça-feira, Dia da Cidade, o sistema para visitas ao centro histórico. O projecto é similar ao estreado este ano em Guimarães. «Haverá uma visita para adultos e outra para crianças, sendo que os visitantes identificarão eles próprios os locais de interesse e conhecerão a história da Guarda», adianta a vereadora Lurdes Saavedra. Para recorrer a este serviço, os turistas terão que deixar alguns dados pessoais e uma caução no valor de 20 euros, no posto de turismo, que será devolvida após a entrega do material. Com o áudio-guia é ainda entregue, a cada turista, um panfleto com as indicações e os códigos de referência dos vários locais a visitar pela cidade. No final, os visitantes receberão um catálogo do concelho, nomeadamente das zonas rurais. Tudo para que os turistas «permaneçam mais que um dia na cidade e voltem mais tarde», afirmou a vereadora com o pelouro do Turismo.

Em fase de desenvolvimento continua um conjunto de rotas com 18 locais de interesse. O projecto foi desenvolvido por três professores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico da Guarda, e consiste num “software” que permitirá orientar os visitantes através de diversos mapas elaborados consoante o tempo dos percursos, as distâncias e os interesses de cada um. Elisabete Monteiro, Elisabete Soares e António Monteiro recorreram a tecnologias de Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permitem a definição de um, ou dos melhores percursos, em função da distância entre os pontos a visitar e o respectivo declive. Daí nascerão vários roteiros pelo centro histórico a que o turista terá acesso previamente no posto de turismo e de acordo com aquilo que pretende visitar. O investimento dos áudio-guias ronda os 32 mil euros.

Sobre o autor

Leave a Reply