O “Vivaci” promete, a partir do Outono de 2008, trazer uma nova “vida” à Guarda. Aquele que será o primeiro “shopping” da cidade irá criar mais de mil postos de trabalho.
Depois de muita espera as obras do centro comercial da Avenida dos Bombeiros arrancaram no último mês de Março, estando prevista a sua inauguração para o segundo semestre de 2008. Para trás acabou por ficar a designação de Fórum Theatrum, que deu lugar a uma marca mais atractiva, a “Vivaci”, naquele que é o maior investimento jamais feito na Guarda e que envolve valores superiores a 31 milhões de euros. Esta nova designação acabou por ser considerada pelos promotores «mais apelativa, ritmada e alegre, de sabor italiano» e que, como o próprio nome indica, se identifica com uma ideia de “viva a cidade”.
O Vivaci da Guarda terá cerca de 90 lojas, contando com as lojas âncora da Worten, Sportzone, Zippy, o supermercado Pão de Açucar ou a Multiópticas, entre outras, e ainda três salas de cinema, 12 restaurantes e 403 lugares de estacionamento, distribuídos por três pisos (subterrâneos). O centro comercial tem uma área bruta locável de 13.706 metros quadrados e uma área bruta de construção de mais de 34 mil metros quadrados. De realçar que no biénio 2006-2007, a FDO Imobiliária foi o grupo com mais licenciamentos aprovados para centros comerciais, apostando preferencialmente em cidades médias como a Guarda, Maia, Caldas da Rainha, Beja, Évora, Setúbal, Braga, Felgueiras e Gaia. O Grupo anuncia ainda que o complexo funcionará como «uma verdadeira âncora da actividade comercial da cidade, contribuindo para a revitalização do Centro Histórico e para a dinamização do comércio tradicional». Em relação a acessibilidades o Grupo anuncia que está em elaboração um estudo, realizado pelos promotores em colaboração com a Câmara da Guarda, que prevê a requalificação urbana da zona envolvente ao “shopping”. Actualmente, todos os trabalhos de escavação encontram-se concluídos, tendo sido já iniciada a edificação da estrutura, sendo que o edifício irá manter a fachada e o pátio da antiga casa (a Sul). Com o “Vivaci” da Guarda a FDO pretende atingir uma população superior a 100 mil habitantes. A comercialização do Vivaci Guarda está cargo da Jones Lang LaSalle, e localmente pela imobiliária E.Mais, estando já 55 por cento da área bruta locável contratualizada.
“Retail Park” na Covilhã
Também já licenciado mas a aguardar aprovação camarária, está o projecto previsto para a Covilhã que envolve a construção de um “retail park”, com 18 lojas e cerca de 20 mil metros quadrados, sendo a primeira infraestrutura do género que o grupo bracarense FDO irá desenvolver. Esta obra deverá arrancar no próximo ano, estando a abertura ao público prevista para finais de 2009.
O grupo FDO foi é composto por mais de duas dezenas de empresas nas áreas da construção civil e obras públicas, promoção imobiliária, centros comerciais, hotelaria, serviços e parques de estacionamento. Em 2007, o Grupo apostou numa marca própria “Vivaci Centros Comerciais”, para a construção de 10 centros comerciais em Portugal, até 2011.
Tânia Santos