Arquivo

Semana do Bebé arranca na Covilhã

Evento destina-se a promover a natalidade e trocar ideias com pais e educadores

As iniciativas “Hospital Amigo” e “Escola dos Pais” vão marcar a Semana do Bebé, que o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) organiza entre segunda-feira e domingo.

O evento pretende promover a natalidade, prestar informações e discutir a rede de cuidados infantis locais com pais e educadores. Além do CHCB, envolve ainda a Câmara da Covilhã, a Universidade da Beira Interior e outros estabelecimentos de ensino. No caso do CHCB, mais natalidade significa aumentar a média de nascimentos, que «ronda os 700 por ano», refere a administração. «Queremos dar mais informação para os pais saberem como actuar em determinadas situações e terem mais autonomia. Por outro lado, queremos promover a natalidade, cujo declínio é um problema europeu», disse Paula Correia, pedo-psiquiatra do CHCB. Em cada dia da Semana do Bebé haverá sessões em escolas ou infantários, por médicos do hospital ou professores de outras instituições, sobre temas como a alimentação ou o desenvolvimento das crianças. Diariamente às 18 horas, o auditório do CHCB vai receber a “Escola de Pais”, em que oradores convidados discutem com a audiência temas relacionados com a infância.

“Alterações do sono”, “Segurança no transporte” ou “Mimos e birras” são alguns dos assuntos propostos. As sessões terminam com a actuação de coros infantis ou grupos musicais de crianças. A última, na sexta-feira, dia 26, realiza-se na Biblioteca do Fundão. Toda a temática da Semana do Bebé e da Natalidade culmina num seminário a realizar no dia 27, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, com a participação de Salvador Célia, médico brasileiro que dinamizou a ideia inicial da Semana do Bebé, em Canela, Rio Grande do Sul. Em paralelo, haverá visitas de crianças de 4 e 5 anos ao CHCB. «Chamamos-lhe “Hospital Amigo”, para desmistificar a ideia que as crianças têm e mostra que [o hospital] é um espaço bom», sublinhou Carlos Rodrigues, director do serviço de Pediatria. O CHCB e a Câmara vão ainda lançar a plantação de uma árvore por cada bebé que nasça na maternidade local. A primeira será plantada no Dia da Cidade, já este sábado, pelas 15h30.

Sobre o autor

Leave a Reply