A Covilhã completa, este sábado, 137 anos de elevação a cidade, mas as actividades inseridas no programa das comemorações já começaram ontem e vão estender-se até ao próximo domingo.
A inauguração da exposição colectiva “Artistas da Nossa Terra”, que integra trabalhos de João Salcedas, José Batista, Mário Costa, Moreira das Neves e Sousa Amaral marcou o início dos cinco dias de festejos. A mostra poderá ser visitada até ao último dia deste mês, na Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal. Ainda hoje, durante a tarde, serão inauguradas as Biblioteca Escolares das escolas EB 1º. Ciclo do Teixoso e do Refúgio. Amanhã, as comemorações prosseguem com a abertura ao público daquela que é a 1ª. Mostra de Aves da Beira Interior, no pavilhão gimnodesportivo do Ferro. Também amanhã, mas pelas 18h30, a comunidade estrangeira a residir no concelho da Covilhã será recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Depois, às 21h30, no Teatro-Cine da cidade, tem lugar o concerto “Aqu’Alma”, com entrada livre. Trata-se de um espectáculo intimamente ligado à música tradicional e que retrata o universos dos lanifícios.
No sábado, dia da cidade, a Cruz Vermelha da Covilhã vai estar na Praça do Município, a partir das 10 da manhã, para proceder a um “Mega Rastreio” e pelas 10h45, acontece o içar da bandeira e a interpretação do Hino Nacional pela Filarmónica Recreativa Carvalhense.
Quinze minutos depois, acontece a habitual Sessão Solene na Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, local onde, também, terá lugar a assinatura do protocolo para a cedência das instalações do Clube do Professor da Covilhã. Para além disso, será feita uma homenagem póstuma a Artur de Almeida Campos, figura ligada ao sector da hotelaria e restauração da cidade. Será, inclusivamente, descerrada uma placa na Praça do Município, em memória daquele que foi o fundador do Café Montalto. Outra das actividades previstas, no âmbito das comemorações dos 137 anos da cidade, será a inauguração da nova auto-escada dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. Depois, e às 12h45, no Espaço Arte e Cultura, será inaugurada a exposição de fotografia “Covilhã”, de António Homem Cardoso, que irá estar patente até 4 de Novembro. Durante a tarde, a partir das 15h30, no Jardim do Lago, vai ser plantada a primeira árvore no âmbito da iniciativa “Uma árvore, uma vida”, que pretende plantar naquele espaço verde uma árvore por cada criança nascida no concelho da Covilhã, até ao final do ano.
Uma hora depois, na freguesia do Paúl, será inaugurado o quartel da quarta secção dos Bombeiros Vountários da Covilhã e, ainda, o novo anfiteatro da aldeia. A noite de sábado acontece no Grupo Recreativo de Santo António, espaço que receberá o décimo segundo Encontro de Folclore do Rancho Folclórico Vitória de Sto. António. Para domingo ainda há actividades agendadas. Logo pelas 10 da manhã acontece o IX Prémio de Atletismo Amigos do Bairro Municipal. Mais tarde, e a terminar os festejos, está previsto o encerramento do I Torneio Master’s Damas da Cidade da Covilhã, a partir das 14 horas.
Rosa Ramos