À semelhança do ano passado, a Guarda volta a estar no mapa da Volta a Portugal em bicicleta, mas desta vez com o início de uma etapa, a quarta, na manhã de quarta-feira. A partida está agendada para o meio-dia, junto à “Rotunda da Madrilena”, bem no centro da cidade. No dia anterior, os ciclistas chegam a Gouveia, vindos de Idanha-a-Nova.
Na Guarda, os “amantes” do ciclismo poderão contactar directamente com os “artistas do pedal” antes da dura etapa que os levará até Santo Tirso, numa extensão de 222,1 quilómetros. Para Joaquim Gomes, director da prova, esta é a «etapa surpresa» da competição, «não só pela sua longa extensão, mas pelo final, pois, ao contrário da última visita a Santo Tirso, não será na sua principal avenida, mas no Monte Nª Srª. da Assunção». Depois de partir, junto à “Rotunda da Madrilena”, a caravana segue pela Rua Vasco Borges, Avenida Alexandre Herculano e Rua Dr. Afonso Costa, começando a descer para a EN 16 junto ao Estádio e rumar a Celorico da Beira-Gare. O pelotão segue depois para Trancoso – onde, aos 35 quilómetros, haverá a primeira meta volante do dia –, Lamego, Régua, Lixa, Amarante, Guimarães e Santo Tirso. Vítor Santos, vereador do Desporto na Câmara da Guarda, refere que a actividade deverá trazer até à cidade mais alta entre «2.500 a 3 mil pessoas», entre ciclistas, organização, patrocinadores, jornalistas e acompanhantes. Assim, entre as 8 horas de terça-feira e as 15 de quarta, o estacionamento será condicionado na envolvente ao Jardim José de Lemos, Av. Coronel Orlindo de Carvalho e nas Praças do Município e General Humberto Delgado.
Já no dia da etapa, entre as 8 e as 15 horas, a medida estende-se às Ruas Vasco Borges e Infante D. Henrique, enquanto o trânsito será cortado das 10 às 15 horas nas Ruas Nuno Álvares, Batalha Reis, Alves Roçadas, Infante D. Henrique e do Campo. A animação começa logo no dia anterior, com vários espectáculos das 10 horas às duas da manhã junto ao antigo quartel. Pela primeira vez a cidade vai integrar a caravana da Volta graças a uma viatura com a inscrição “Guarda – O ponto alto da volta”, distribuindo material promocional. O vereador realça que esta é uma «oportunidade de negócio que os comerciantes deverão aproveitar», sugerindo que os estabelecimentos fiquem abertos até mais tarde na terça-feira. Recorde-se que no dia 14, a Torre será o final de uma etapa.
Ricardo Cordeiro