Vendedores grossistas da feira semanal de Trancoso vão ter uma nova infraestrutura comercial. Conhecida por possuir um dos maiores mercados semanais do país, a cidade vai beneficiar de um investimento de cerca de um milhão de euros numa estrutura com 30 lojas. A construção do mercado grossista decorre há cerca de mês e meio e prevê-se que possa estar concluído dentro de seis meses.
A feira semanal de Trancoso conta com cerca de 400 vendedores retalhistas e 40 grossistas, que transaccionam todo o tipo de produtos, desde confecções, lanifícios, têxteis, alfaias agrícolas, produtos agrícolas e florestais, animais, automóveis, mercearias, latoaria, brinquedos, vidros, artigos de decoração, ourivesaria, bijuteria e materiais vários. Cerca de 30 grossistas, excluindo os da área alimentar, irão ocupar as novas instalações comerciais à sexta-feira. Trata-se de um projecto privado, onde cada comerciante será proprietário de um espaço destinado à venda e ao armazenamento de mercadorias.
De acordo com o presidente da Câmara de Trancoso, Júlio Sarmento, «a construção do novo mercado surge para apoiar o tecido económico e social da cidade», pelo que a autarquia adquiriu um terreno, que infraestruturou, num investimento de um milhão de euros. «Apenas a construção do edifício está a cargo dos privados», adiantou, indicando que, em contrapartida, a Câmara poderá ser proprietária de uma ou duas lojas. A iniciativa do projecto foi motivada pelos vendedores grossistas, que, «há cerca de quatro meses, fundaram uma Sociedade Comercial, através da qual realizaram uma parceria com a autarquia», acrescentou Júlio Sarmento, explicando ainda que «a lei determina que a área grossista não pode vender a retalho». Nesse sentido, o mercado grossista irá funcionar junto ao Estádio Municipal, pois houve «uma preocupação com a disciplina dos espaços comerciais».