Arquivo

Estação e Mileu vão ter Condomínio Comercial

Francisco Marques substitui José Borges no Condomínio Comercial da Zona Histórica da Guarda

A Associação Comercial da Guarda (ACG) vai criar dois novos condomínios comerciais na Guarda-Gare e Mileu. «Promover os laços de inter-ajuda entre os empresários dessas zonas, identificar problemas e oportunidades para que se possa intervir e responder às necessidades dos associados» é, segundo Paulo Manuel, o objectivo destas entidades.

Miguel Proença e Carlos Guerra serão, respectivamente, os presidentes dos condomínios do Mileu e Guarda-Gare. Já Francisco Marques assumirá a direcção do Condomínio Comercial da Zona Histórica, ocupando o lugar deixado vago por José Borges, que, no início de Abril, se demitiu alegando ter sido posto de parte nos assuntos relativos àquela estrutura após o anúncio da candidatura de Paulo Manuel à Comercial. Com estas estruturas, o presidente da ACG espera que os comerciantes consigam trabalhar em rede para que se possam «identificar as necessidades específicas de cada uma destas áreas urbanas e gerar uma maior participação activa dos associados das zonas de intervenção». Contudo, o dirigente refere que, apesar dos três condomínios apresentarem necessidades diferentes, os objectivos acabam por ser os mesmos. «Estes organismos servirão para ter uma noção mais clara do que fazer em cada uma das respectivas zonas e haver um contacto directo com os comerciantes», esclarece.

Paulo Manuel adianta ainda que a associação já avançou com uma candidatura e que em breve irá assinar um protocolo com a Câmara da Guarda para a animação e promoção dessas zonas. Por outro lado, o presidente acrescenta que a Agência de Promoção da Guarda, constituída recentemente, vai intervir em toda a cidade, apesar de, inicialmente, estar previsto que a sua área de intervenção seria o centro histórico. Entretanto, os condomínios, que dependem directamente da Comercial, poderão estar a funcionar daqui a cerca de um mês. Já no resto do distrito está prevista a criação de delegações da Comercial nos concelhos onde não existem agências de promoção. Nesse sentido, elementos da actual direcção serão nomeados delegados para o Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Celorico da Beira com o objectivo de estabelecer um «contacto permanente» com os comerciantes dessas localidades.

Tânia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply