Cultura

65 filmes de 27 países a concurso no Cineeco em Seia

Cineeco 2021 768x576
Escrito por Efigénia Marques

A 30ª edição do Cineeco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela decorre até esta sexta-feira com a apresentação de várias longas e curtas-metragens que estão a concurso. No total são 65 obras cinematográficas de 27 países que estão a ser avaliadas, sendo que estas foram escolhidas de entre um total de «1.800 filmes submetidos ao concurso», segundo adianta Tiago Alves, um dos curadores do Cineeco.
Entre as curtas e longas metragens são falados «problemas e questões com as quais lidamos no nosso quotidiano». Segundo Tiago Alves, nesta trigésima edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, através dos filmes são transmitidos «ensinamentos e lições» que foram aprendendo «ao longo de 30 anos» – sempre dentro do tema «ambiental». Assim, sabemos que entre os filmes a concurso fala-se dos «problemas que se mantém: a relação aos indígenas com os colonos; as questões da agricultura regenerativa e o modo como preservamos os habitats; entre outros». De entre os 65 filmes a concurso destaca-se a animação “Flow” de Gints Zilbalodis, cineasta letão, e ainda o documentário de Oliver Stone, cineasta americano, sobre energia nuclear.
De ano para ano os filmes são «cada vez melhores». Tiago Alves diz que esta «evolução» se reflete na existência de mais «narrativas de ficção» que, em certa parte, ocupam o lugar do cinema documental. «Encontramos cada vez mais abordagens surpreendentes», afirma o curador, que lembra que estão a concurso filmes dos «cinco continentes».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply