Cultura

Festival de Blues da Guarda anima Praça Velha até sábado

Dawn Tyler
Escrito por Sofia Pereira

Depois de Carolina Deslandes no concerto da Volta e do Festival de Músicas do Mundo, são agora os blues que vão tomar conta da Praça Velha, na Guarda. Até sábado há um concerto por noite numa programação que contempla diferentes estilos deste género musical originário do sul dos Estados Unidos.
O festival começa esta quarta-feira com os portugueses Suzie & The Boys, uma banda formada por oito músicos que querem «transportar o público para a boémia de outros tempos» com blues e ritmos típicos das décadas de 50 e 60, segundo explica a autarquia, que organiza o evento. Os Suzie & The Boys vêm apresentar o novo disco “Mad Love”, que traz uma sonoridade blues, swing e rock and’roll. Na quinta-feira será a vez da canadiana Dawn Tyler Watson (na foto), vencedora de vários prémios, e importante compositora no panorama atual dos blues. Dawn Tyler Watson já conquistou dois “Maple Blues Awards”, foi considerada “Compositora do ano” e venceu a categoria de “Melhor Álbum”, tendo ainda sido nomeada pela Blues Foundation como melhor vocalista em 2020.
Já na sexta-feira sobe ao palco na Praça Luís de Camões o músico americano Slam Allen. Foi “frontman” e guitarrista da James Cotton Band durante uma década e vencedor de vários prémios internacionais. O artista usa os géneros do blues, soul, R&B e um toque de rock and’roll para protagonizar performances poderosas e emocionantes. O Festival de Blues da Guarda encerra no sábado com o concerto dos espanhóis Travellin Brothers. O “coração” da cidade mais alta recebe nessa noite a mais reconhecida e conceituada banda espanhola deste género musical, vencedora do European Blues Challenge. Este ano o grupo está em digressão a propósito dos 20 anos de uma carreira marcada por «concertos contagiantes».
Todos os concertos do festival estão marcados para as 21h30. O Festival de Blues da Guarda começou em 2010 e é uma iniciativa do município através do TMG, realizada em parceria com a Associação BB Blues Portugal. A entrada é gratuita.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply