Até dia 11, data em que se vai realizar o referendo sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, vão ter lugar diversas iniciativas de campanha de apoiantes do “sim” e do “não”. Já hoje, o “Núcleo dos Jovens pelo SIM da Guarda” vai promover a distribuição de panfletos em várias empresas da Guarda por volta das 16 horas. Na sexta-feira, a deputada do Bloco de Esquerda, Helena Pinto, estará em Gouveia, pelas 16h30, também para a distribuição de panfletos.
Hora e meia-hora depois realiza-se uma sessão de esclarecimento em Seia, com Helena Pinto e Eduardo Brito, autarca senense. O dia termina com um jantar/sessão de esclarecimento/festa em Celorico da Beira, no Hotel Mira Serra. As actividades prosseguem no sábado com a distribuição de panfletos no mercado da Guarda, logo pelas 9 horas, rumando à tarde em Vilar Formoso e Pinhel. Amanhã, pelas 20h45, realiza-se um debate sobre o aborto organizado pela Ordem dos Médicos e a Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde da Guarda. Com entrada livre, o debate realiza-se no Hotel Vanguarda e será moderado por Reis Pereira. Os intervenientes são Vítor Neto (obstetra), Honorato Robalo (enfermeiro) e Manuel Rodrigues (advogado). No sábado, o grupo de cidadãos “Em Movimento pelo Sim! IVG: a Mulher decide, a Sociedade respeita, o Estado garante” promove um debate na Biblioteca Eugénio de Andrade, no Fundão, com a participação de Mariana Morais, mandatária distrital, e dos médicos Francisco Elias e José Veríssimo. O mesmo movimento promove na terça-feira, no Teatro-Cine da Covilhã, a exibição do filme “História de um segredo”, da realizadora Mariana Otero. A entrada é livre.
Também o PCP da Guarda tem marcada uma série de actividades para os dias que antecedem o referendo. Hoje, pelas 9h30 e 15 horas, está prevista a distribuição de panfletos no Mercado de Gouveia e na Delphi, seguindo-se, amanhã, o Mercado de Trancoso. No sábado, a iniciativa está em Pinhel e no Mercado de Vilar Formoso. No domingo será feito um porta a porta em diversos concelhos. De segunda a quarta-feira prossegue a distribuição de panfletos nos mercados de Figueira e Seia, bem como em Foz Côa e Celorico da Beira, nas empresas Dura e Mey Têxtil e na Guarda, junto à Misericórdia. Também o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas da Guarda organiza, no domingo à tarde, no auditório da Câmara, uma conferência/sessão de esclarecimento com o médico Vasco Queiroz, o secretário-geral da Juventude Socialista, Pedro Nuno Santos, a presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Maria Manuela Augusto, além de uma jurista e de dois psiquiatras. Até ao fecho desta edição não eram conhecidas as actividades do movimento Guard’A Vida, defensor do “não”, para os próximos dias.