Apesar das eleições para a Distrital da Guarda do PSD ainda não estarem oficialmente marcadas, Fernando Andrade, actual presidente da Câmara de Aguiar da Beira, já anunciou a sua candidatura à presidência. No entanto, o autarca escusou-se a revelar os restantes nomes da sua lista. Pela frente vai encontrar o autarca de Gouveia, Álvaro Amaro, que só deverá pronunciar-se quando o sufrágio tiver data marcada. No entanto, “O Interior” sabe que o edil gouveense deverá ir acompanhado por António Edmundo e João Prata, primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente. Nesta lista de peso surge ainda Júlio Sarmento, como presidente da mesa da Assembleia.
O acto eleitoral ainda não está oficialmente marcado, mas «vai decorrer no princípio de Março», afiança João Mourato, actual presidente da Assembleia. A cerca de um mês das eleições, Fernando Andrade, militante social-democrata há muitos anos, é o primeiro candidato assumido ao lugar que Ana Manso vai deixar vago. O terceiro mandato da líder da Distrital terminou há cinco meses e está impedida, pelos estatutos do partido, de se recandidatar. Quem avança é Fernando Andrade, cuja candidatura foi confirmada na passada terça-feira. Contudo, o autarca prefere não revelar para já os nomes que vão integrar a sua lista, nem tão pouco dar a conhecer os seus apoios. «Neste momento estou a trabalhar na lista que me vai acompanhar», disse o candidato, que só divulgará a sua equipa quando houver uma data para o escrutínio. No entanto, admite que só decidiu candidatar-se depois de muito ponderar: «Esta decisão prende-se com as pressões que tenho vindo a receber por parte de alguns militantes, que entenderam que eu reunia as melhores condições», sustenta.
Quanto à possibilidade de ter Álvaro Amaro como adversário, Fernando Andrade mostra “fair-play”, acrescentando que «vivemos em democracia e isto é que é saudável». E caso o nome do autarca de Gouveia se confirme, garante que estará «com muito gosto da mesma forma». Para o primeiro candidato oficial à sucessão de Ana Manso, «o futuro terá que passar pela juventude», sublinha por isso que sempre se deu bem com os jovens sociais-democratas e tudo fará para que a Juventude se mantenham «no activo». E mais, Fernando Andrade ambiciona «unir todos os militantes à volta do partido para os combates que se avizinham». Por outro lado, confessa ser uma pessoa de «diálogo fácil» e lembra que está «há muito tempo no seio do partido». Apesar de preferir não revelar para já os seus apoios, “O Interior” sabe que poderá contar com os votos de Aguiar da Beira, Mêda, Foz Côa e Manteigas. Na corrida eleitoral também deverá entrar Álvaro Amaro, que já foi líder da Distrital há 10 anos. Apesar de ainda não ter formalizado a sua candidatura, nem revelado a sua lista, o autarca de Gouveia, que não quer falar do assunto até à marcação do escrutínio, deverá ser acompanhado pelo edil de Figueira Castelo Rodrigo, António Edmundo, e o presidente da Junta de Freguesia de São Miguel, João Prata, em segundo e terceiro, respectivamente. O autarca de Trancoso, Júlio Sarmento, deverá surgir como candidato à presidência da mesa da Assembleia.
Patrícia Correia