Mais de 2.500 pessoas acorreram no fim de semana ao Crossódromo das Lajes, em Fernão Joanes (Guarda), para assistir a corridas de grande nível que pontuaram para o Europeu das classes de 65 e 85 cc e para o Nacional da modalidade.
No domingo, os melhores pilotos europeus do escalão de iniciação foram os primeiros a entrar em ação e a lutarem por um dos 20 lugares nas meias-finais da competição. O espanhol Iñaki Tolosa (Husqvarna) venceu em EMX65, à frente do francês Liam Morette (Husqvarna) e do português Francisco Fernandes (Yamaha). Outro luso, Guilherme Gomes (Yamaha), foi quarto da geral. Em EMX85 a vitória final foi para o francês Leo Diss-Fenard (KTM), seguido do espanhol Pau Caudet (Husqvarna) e do compatriota Rafael Mennillo (KTM). O melhor português foi Rafael Leonardo (Gas Gas), na 14ª posição. No que respeita à terceira etapa do Nacional de motocross, Luís Outeiro (Yamaha) e Sandro Lobo (Yamaha) dominaram em MX1 e MX2, respetivamente, e reforçam o comando do campeonato.
Na primeira categoria, Bruno Charrua (Gas Gas) foi segundo e Henrique Benevides (Yamaha) terceiro. Na segunda, Martim Espinho (Gas Gas) foi segundo, com Alex Almeida (Husqvarna) a fechar o pódio da geral. O líder do campeonato de MX125Jr, Tomás Santos (GasGas) venceu a primeira manga, enquanto Gonçalo Cardoso (Husqvarna) triunfou na segunda corrida e na geral. A dupla jornada de motocross foi organizada pela Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Fernão Joanes. O Nacional prossegue em Vieira do Minho, a 19 de junho.