Jorge Patrão lançou no sábado o seu livro intitulado de “1677 – A Fábrica D’El Rei”. A apresentação da obra com prefácio da escritora Isabel Stilwell e posfácio do jornalista do Público, Paulo Curado, decorreu no Auditório das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior.
A obra pretende, segundo o autor, abordar a história manufatureira e industrial da Covilhã através de uma perspetiva diferente da habitual, incidindo nas Ribeiras da Goldra e da Carpinteira enquanto promotoras da identidade da cidade.
Jorge Patrão é investigador e Presidente do Conselho de Administração do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã – Parkurbis. Em 2011, fundou e presidiu a Rede de Judiarias de Portugal, tendo dirigido igualmente a Associação Europeia para a Preservação do Património Judaico. Na década de 1980 dirigiu a Associação Portugal-Europa (integração europeia) e foi um dos fundadores da Casa da Europa do Porto (Fédération Internationale des Maisons de l’Europe). Foi vereador da Câmara Municipal da Covilhã entre 1994 e 1998 e presidiu a Região de Turismo da Serra da Estrela entre 1998 e 2013.