Os reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda fizeram hoje a primeira emissão de rádio interna, com uma entrevista ao diretor da Rádio Altitude, Luís Baptista Martins – um projeto chamado “Radioatividade”, coordenado pela Associação Terceira Pessoa.
Ricardo e Rui, dois reclusos, foram os entrevistadores nesta primeira experiência de Rádio. Rui, de 31 anos, mostrou-se como “um peixe dentro de água” em frente ao microfone. No fim da emissão admitiu que não pensou ter «estas qualidades, mas para mim está a ser altamente. Já fiz teatro, rádio, já conhecemos estúdios e como tudo funciona… São experiências cativantes porque damos voz a quem não a tem e, acima de tudo, por ser uma autorealização».
O colega, um pouco mais tímido, mas interessado na emissão de Rádio, Ricardo de 41 anos, conta ter tido, até agora, «uma boa experiência. Estou no projeto desde o ano passado e foi a nossa primeira vez em direto». Concorda que «correu muito bem».
Foram vários os momentos da primeira emissão de rádio interna no Estabelecimento Prisional da Guarda, mas há um a destacar – o pedido que os reclusos fizeram (ou o desejo que deixaram no ar). «Estamos num meio fechado e só temos acesso às notícias dos canais generalistas. Seria uma boa parceria termos acesso ao noticiário que passa na Rádio Altitude e transmiti-lo na nossa rádio interna. Todos estamos na Guarda e não sabemos o que se passa nesta região».
Saiba mas na próxima edição do jornal O INTERIOR.
Fotografias tiradas no âmbito do programa RadioAtividade.