O IMAGO– Festival Internacional de Cinema Jovem, que está a decorrer na Antiga Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, termina este domingo, mas é na véspera que o evento acaba realmente com o anúncio dos premiados na edição deste ano. Durante a semana estiveram em competição 62 curtas-metragens nas três secções oficiais (32 na Internacional, 14 na “Docs in Shorts” e 16 na “Under 25”).
Mas a sessão de encerramento ficará ainda marcada pela actuação da banda portuense de música electrónica Oxygen, que vai musicar ao vivo o filme “Decasia”, realizado pelo vanguardista Bill Morrison. A película é constituída por “found footage” em decomposição, recolhido em vários arquivos cinematográficos de todo o mundo. Caberá aos “Oxygen” criar uma nova banda sonora, acústica e electrónica, já que a original é de Michael Gordon e envolveu uma orquestra de 55 músicos levados a situações extremas de decomposição musical para enfatizar ainda mais a experiência visual do realizador. O filme e a banda sonora original estiveram, aliás, em exibição no primeiro dia do IMAGO. Segue-se um “Live Act” dos suecos DK7 e, já no English Club, o DJ set dos ingleses David Holmes e Andy Votel. Durante a tarde, há ainda para descobrir mais um trabalho do colectivo sueco ATMO e o filme “El Topo”, do realizador Alejandro Jodorowsky. No domingo, o público poderá ver ou rever os filmes premiados e o melhor do que passou este ano pelo Open Space 2006.
Entretanto, esta noite o público pode apreciar os filmes em competição e os diversos trabalhos realizados pelo jovem belga Nicolas Provost, sendo que a madrugada é dedicada à música no feminino num programa intitulado “Girl Monster Night”. Amanhã, para além da competição oficial, o programa inclui a exibição do filme “The Gauntlet”, de Clint Eastwood, e os trabalhos de Dave Mckean.