Cultura

Espetáculos do TMG regressam com teatro sobre Frida Kahlo e atuação de Gustavo Reinas

985851 Gustavo Reinas 4
Escrito por Sofia Pereira

Os espetáculos do Teatro Municipal da Guarda regressam esta semana com teatro, música, cinema, instalações e até um projeto de “Teatro na Escola”. Quarta-feira o grande auditório recebe a nova produção teatral da companhia Trigo Limpo-Teatro Acert, de Tondela, numa encenação de José Rui Martins: (Chama-se “Frida Kahlo, A Filha da Grande Manhã” e trata-se de um espetáculo que aborda o percurso de vida da artista plástica mexicana e que contará com música ao vivo).

No sábado, dia 16, o palco do Grande Auditório será do jovem talento da música portuguesa, Gustavo Reinas, vencedor da última edição do programa televisivo The Voice Portugal, que tem raízes familiares na Guarda.

Já na semana seguinte, no dia 19, a proposta do Cineclube da Guarda vai para o filme “Alcarràs”, um drama da realizadora espanhola Carla Simón, que foi apresentado no Festival Internacional de Berlin.

Na música, o Café Concerto do TMG recebe no dia 22, pela primeira vez na Guarda, a banda rock/metal albicastrense The Halfzeimers. No dia 29, o projeto Raia, da autoria de António Bexiga, reconhecido mestre da viola campaniça, instrumento tradicional português e, no dia 30, o músico guardense Rogério Cardoso Pires apresenta o segundo disco a solo, intitulado “Berlim”.

Ainda este mês, no dia 27, os holofotes apontam para um espetáculo que junta a música e o teatro e que é uma homenagem à diva do Fado, Amália Rodrigues, com “Assim Devera eu Ser”. O espetáculo conta com a interpretação das cantoras e atrizes Celina da Piedade, Catarina Moura e Sara Vidal e acontece no Pequeno Auditório, com duas sessões: uma para escolas e outra para o público em geral.

No dia 30, há também o regresso da iniciativa “Famílias ao Teatro”, dedicado ao teatro para a infância junto da Companhia de Teatro Magia e Fantasia em escolas e infantários.

Na Galeria de Arte do TMG, entre 28 de setembro e 18 de novembro, ficará patente uma instalação audiovisual interativa, intitulada “Ovelhas à Solta – Maestras do Carrilhão”, da autoria de João Louro e Pushkhy, dois artistas guardenses. Trata-se de uma peça de linguagem transmédia composta por um carrilhão de campainhas e chocalhos, e que representa uma homenagem à atividade do pastoreio do mundo rural da região da Guarda.

Ainda em setembro, o Município, através do TMG, dá início ao projeto “Teatro na Escola”, desenvolvido pelo ator e encenador Daniel Rocha, junto dos alunos dos dois Agrupamentos de Escolas da Guarda. É um projeto de formação teatral que tem um formato de longa duração, terminando com o ano letivo, em junho do próximo ano.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply