O Teatro das Beiras celebra esta segunda-feira (21h30) o Dia Mundial do Teatro com a peça “Amalia y el río”, pelo Teatro Guirigai, de Los Santos de Maimona (Espanha).
O espetáculo está em cena no auditório da companhia, na Covilhã. Esta criação baseia-se na história real de Antonia La Lirina, uma habitante de Olivença que o professor de Antropologia Social da Universidade da Extremadura, Eusebio Medina García, recolheu, juntamente com outras vozes de contrabandistas e comerciantes “informais”, na sua tese de doutoramento “O Contrabando na Fronteira Portuguesa. Origens, estruturas, conflito e mudança social”, em 2000.
«É a voz de uma mulher forte, inteligente e astuta diante das autoridades vitoriosas que na fronteira são, policiais, guardas civis, promotores e toda uma espessa rede de contrabando embutida no tecido social», adianta a produção. A dramaturgia e direção são de Agustín Iglesias e a interpretação está a cargo de Magda Gª-Arenal e Cándido Gómez. O espetáculo tem entrada gratuita.