Cultura

Festival “Sons do Côa” no Sabugal

Escrito por Efigénia Marques

Começou no domingo, no Sabugal, a primeira edição do festival de música “Sons do Côa”, organizado pelo município e a Associação Cultural Oito Ecos.
Com direção artística de João Andrade Nunes, o evento propõe uma viagem do século XV à atualidade estando agendados mais três concertos a realizar na cidade raiana e nas aldeias de Alfaiates e Sortelha. Este domingo (16 horas) a igreja da Misericórdia de Alfaiates recebe o recital “Esperar, Sentir”, por Maria Bayley, e no dia 16 os irmãos Diogo e Duarte Andrade vão interpretar obras para guitarra e violino na igreja matriz de Sortelha. O festival termina no dia 23
com “Um conto musical raiano”, pelo narrador João Manata, no auditório municipal do Sabugal. Trata-se de um projeto performativo teatral e musical «que retrata a célebre Batalha do Gravato, ocorrida no Sabugal, em 1811», e é baseado na obra “A Batalha do Gravato – 1811. Narrativas do famigerado combate entre tropas francesas e luso-britânicas nos campos do Gravato», de Marcos Osório e Manuel Morgado, à qual se juntou a música de vários compositores oitocentistas (Homilius, Weber, Schumann e Horn).

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply