A cidade de Pinhel vai contar, a partir desta quinta-feira, com um Parque de Caravanismo que ocupa cerca de 10 mil metros quadrados e disponibiliza 20 lugares para caravanas ou autocaravanas. A inauguração está marcada para as 17 horas, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade.
O espaço situa-se num terreno municipal contíguo à piscina municipal coberta e ao Pavilhão Multiusos onde foram criadas zonas específicas para estacionamentos, área de serviço, estruturas de apoio e respetivos acessos pedonais e viários. Para apoiar os caravanistas foi reabilitado um edifício existente – um antigo lagar –, onde foram criados sanitários e balneários, bem como uma zona coberta destinada a refeições e lavagem de louças dos utilizadores. O Parque de Caravanismo contempla ainda cinco lugares de estacionamento para automóveis ligeiros e um para pessoas com mobilidade reduzida. A pensar no bem-estar e conforto dos caravanistas, o equipamento manteve as árvores que existiam no local e a criação de novos espaços verdes entre os estacionamentos.
Para o presidente do município, «este é um equipamento que faz falta a Pinhel, tendo em conta o aumento da procura por parte de visitantes e turistas, havendo também necessidade de responder às necessidades dos caravanistas». Em declarações a O INTERIOR, Rui Ventura acrescenta que este projeto resultou da «necessidade de dar resposta» aos vários tipos de turistas que visitam o concelho. «É um lugar bastante fresco e com vegetação na zona envolvente, ou seja, o lugar ideal para quem gosta deste tipo de turismo», acredita o autarca, realçando que o projeto do Parque de Caravanismo também foi elaborado pelos serviços técnicos da Câmara. Após a cerimónia inaugural haverá um “sunset”, evento habitual no Dia da Cidade.