Escavações arqueológicas realizadas em julho no monte de São Cornélio, nas proximidades de Sortelha (Sabugal), confirmaram a ocupação humana do local durante a Proto-história.
Os arqueólogos da Câmara do Sabugal e nove estudantes de Arqueologia da Universidade de Coimbra identificaram três núcleos habitacionais em distintos socalcos do monte e mais vestígios que trabalhos futuros permitirão conhecer melhor. «Os materiais recolhidos vão agora ser catalogados, analisados e estudados, destacando-se um vaso muito completo que exigirá restauro em laboratório de conservação e restauro adequado. Os dados preliminares apontam para uma cronologia mais específica de meados do I milénio a.C., o período denominado como a Idade do Ferro», adianta a autarquia numa nota à imprensa.
As escavações foram realizadas no âmbito do protocolo entre a Câmara do Sabugal e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e decorreram sob coordenação de Marcos Osório e Paulo Pernadas, arqueólogos municipais, e de Raquel Vilaça, professora da Faculdade de Letras. O estudo do sítio e da sua ocupação terá também expressão em estudos académicos no âmbito das licenciaturas de Arqueologia e do mestrado de Arqueologia e Território no próximo ano letivo. Vítor Proença, autarca sabugalense, realça a importância destes trabalhos e da parceria com a Faculdade de Letras para «o conhecimento e preservação do rico e vasto património arqueológico municipal».