Região

Fim de semana de festas na região

Imagem 1 Arraial Dr
Escrito por Efigénia Marques

O fim de semana é prolongado e carregado de festas, que regressam em vários pontos do distrito da Guarda após dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19.
Em Figueira de Castelo Rodrigo há “Festas da Vila”, entre quinta-feira e domingo, cujos cabeças de cartaz são The Gift, Maninho e Fernando Daniel. O evento promete «atrair gente de toda a região ao centro da vila», espera a autarquia, adiantando que os espetáculos vão decorrer no Largo Serpa Pinto. Haverá também uma mostra de atividades económicas e de produtos endógenos, tasquinhas e artesanato. No plano musical, o cantor brasileiro Maninho sobe ao palco esta quinta-feira, seguido da banda 100 Ensaios. Na sexta será a vez Fernando Daniel atuar, antes do projeto Tryangle Project DJ’s. O sábado vai ser o “Dia das Idades”, onde «pessoas do mesmo ano de nascimento se juntam em convívio», adianta o município. A iniciativa começa pelas 16 horas e inclui uma “Idades Parade Color Party”. À noite atuam a banda Forever 80’s, DJ Overule e DJS Morfal. As “Festas da Vila” terminam no domingo com o concerto dos The Gift, seguindo-se um espetáculo de Fernando Alvim.
Em Seia, as Festas do concelho decorrem de sesta a segunda-feira, e contemplam as atuações de Carlão (sexta), Expensive Soul (sábado), Xutos & Pontapés (domingo) e João Pedro Pais (segunda-feira). O certame volta a acontecer na Praça do Município e espaço envolvente. Na vizinha Gouveia o momento é da romaria do Senhor do Calvário, cujas festas começam esta quinta-feira e prolongam-se até segunda-feira. O cartaz musical daquela que é considerada a maior romaria das Beiras é preenchido pelos Calema (sábado), David Carreira (domingo) e Diogo Piçarra (segunda-feira). As Festas do Senhor do Calvário têm início com o espetáculo de teatro musical “Alto”, realizado no âmbito do Alto Mondego Rede Cultural, que decorrerá no Parque da antiga fábrica Bellino & Bellino. No dia seguinte será inaugurada a grande exposição dedicada a João Abel Manta no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. Este ano realiza-se ainda a primeira Feira Industrial, Comercial e de Artesanato de Gouveia.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply