O Tribunal Constitucional (TC) decidiu esta terça-feira considerar nulo o apuramento dos votos dos emigrantes no círculo da Europa e determinou a repetição da votação neste círculo.
Segundo noticia o “Expresso”, a decisão foi transmitida esta tarde pelo presidente do TC, João Coupers, depois de quatro partidos terem apresentado recursos para reverter a situação. Em causa está o facto de muitas mesas de voto terem misturado em urna votos considerado válidos, que se faziam acompanhar de uma fotocópia da identificação do eleitor, e votos que não se faziam acompanhar dessa identificação e, como tal, seriam considerados nulos. A mistura dos votos levou a que mais de 150 mil votos tivessem sido considerados nulos.
A decisão da repetição da votação foi tomada por unanimidade, foi agora anunciado. «O tribunal decidiu por unanimidade revogar a deliberação da Assembleia Geral do círculo da Europa em que se verificou a confusão em urna» entre votos considerados válidos e não válidos, leu João Coupers.