No distrito de Castelo Branco o Partido Socialista venceu de forma esmagadora em nove dos 11 concelhos: Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã, Covilhã e Castelo Branco. Já os sociais-democratas seguraram os bastiões de Vila de Rei e Oleiros.
No total, o PS arrecadou 47 por cento dos votos, contra 27 por cento do PSD. Em Belmonte, os socialistas obtiveram 53 por cento dos votos, contra 21 por cento do PSD, e no Fundão a diferença foi menor: 47 por cento para o PS e 26 para o PSD. O melhor resultado do PS foi conseguido na Covilhã, onde a lista de Ana Abrunhosa conseguiu 54 por cento dos votos contra apenas 20 do PSD.
Ana Abrunhosa manifestou o seu contentamento pela vitória, dizendo que «reforça-se a vitória do Partido Socialista no distrito de Castelo Branco, na nossa Beira Baixa, e esta é uma vitória que é nossa, não é da Ana Abrunhosa, é do PS, do distrito, dos autarcas, de todos aqueles que nos apoiaram, de todos aqueles com quem falámos e que nos ouviram, por isso levamos não só a alegria, mas uma grande responsabilidade»
Tal como no resto do país, o Chega foi o terceiro partido mais votado no distrito de Castelo Branco, com 8,31 por cento, tal como em Belmonte (8,72), Covilhã (5,28) e Fundão (8,66).
Feitas as contas, o PS elegeu três deputados: Ana Abrunhosa, João Catarino e Nuno Fazenda. O PSD apenas um: Cláudia André.
Quem são os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Castelo Branco?
Ana Abrunhosa (PS)
Atual ministra da Coesão Territorial, é licenciada, mestre e doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde também leciona. Foi presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), onde presidiu à Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, ao Comité de Investimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, entre outras funções.
João Paulo Catarino (PS)
Atual secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, cujo gabinete está sediado em Castelo Branco. É licenciado em Engenharia Agronómica, foi vereador e presidente da Câmara de Proença-a-Nova e secretário de Estado da Valorização do Interior.
Nuno Fazenda (PS)
Deputado na Assembleia da República, foi coordenador da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e é diretor no Turismo de Portugal e membro do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque.
Cláudia André (PSD)
Deputada reeleita pelo círculo de Castelo Branco, é natural da Sertã, onde foi vereadora da Câmara Municipal. É professora e vogal da Comissão Política Nacional do PSD.