Política

PS esmagador no distrito de Castelo Branco

Ana Abrunhosa
Escrito por Efigénia Marques

Socialistas venceram eleições com 47 por cento dos votos, contra 27 por cento do PSD

No distrito de Castelo Branco o Partido Socialista venceu de forma esmagadora em nove dos 11 concelhos: Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã, Covilhã e Castelo Branco. Já os sociais-democratas seguraram os bastiões de Vila de Rei e Oleiros.
No total, o PS arrecadou 47 por cento dos votos, contra 27 por cento do PSD. Em Belmonte, os socialistas obtiveram 53 por cento dos votos, contra 21 por cento do PSD, e no Fundão a diferença foi menor: 47 por cento para o PS e 26 para o PSD. O melhor resultado do PS foi conseguido na Covilhã, onde a lista de Ana Abrunhosa conseguiu 54 por cento dos votos contra apenas 20 do PSD.
Ana Abrunhosa manifestou o seu contentamento pela vitória, dizendo que «reforça-se a vitória do Partido Socialista no distrito de Castelo Branco, na nossa Beira Baixa, e esta é uma vitória que é nossa, não é da Ana Abrunhosa, é do PS, do distrito, dos autarcas, de todos aqueles que nos apoiaram, de todos aqueles com quem falámos e que nos ouviram, por isso levamos não só a alegria, mas uma grande responsabilidade»
Tal como no resto do país, o Chega foi o terceiro partido mais votado no distrito de Castelo Branco, com 8,31 por cento, tal como em Belmonte (8,72), Covilhã (5,28) e Fundão (8,66).
Feitas as contas, o PS elegeu três deputados: Ana Abrunhosa, João Catarino e Nuno Fazenda. O PSD apenas um: Cláudia André.

Quem são os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Castelo Branco?

Ana Abrunhosa (PS)

Atual ministra da Coesão Territorial, é licenciada, mestre e doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde também leciona. Foi presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), onde presidiu à Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, ao Comité de Investimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, entre outras funções.

João Paulo Catarino (PS)

Atual secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, cujo gabinete está sediado em Castelo Branco. É licenciado em Engenharia Agronómica, foi vereador e presidente da Câmara de Proença-a-Nova e secretário de Estado da Valorização do Interior.

Nuno Fazenda (PS)

Deputado na Assembleia da República, foi coordenador da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e é diretor no Turismo de Portugal e membro do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque.

Cláudia André (PSD)

Deputada reeleita pelo círculo de Castelo Branco, é natural da Sertã, onde foi vereadora da Câmara Municipal. É professora e vogal da Comissão Política Nacional do PSD.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply