Para celebrar o 25º aniversário, o Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior vai apresentar dez espetáculos entre 4 e 13 de novembro.
Promovido em parceria pelo TeatrUBI (Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior) e pela ASTA (Associação de Teatro e Outras Artes), o festival conta com a participação de grupos de teatro de Portugal e Espanha. À semelhança de edições anteriores a organização vai continuar a não impor um valor fixo de bilhete, ou seja, cada espetador paga o que pode. «Este ano, atendendo que é um ano de transição, optámos por um donativo e quem não quiser doar nada pode entrar na mesma porque a arte também tem de ser acessível a todos», apontou Rui Pires, diretor do festival, na apresentação do evento.
O também encenador apontou ainda a falta de apoio da UBI para com o TeatrUBI, nomeadamente a cedência de um espaço para ensaios. Porém, a universidade irá ceder o anfiteatro para as apresentações do festival. Com um orçamento de 24 mil euros, a edição deste ano terá um espetáculo por dia, com as sessões a decorrerem às 21h30 no auditório das Sessões Solenes da UBI. O evento do mais antigo festival de teatro universitário do país começa com a apresentação de “Cântico Negro”, uma produção das companhias anfitriãs, e termina com “Unidade de Lugar”, do Grupo de Teatro y Danza da Universidad de Granada.