A Frente Cívica de Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro e o Fórum Cívico Ibérico vão organizar, no fim de semana, um Encontro Transfronteiriço de Desenvolvimento, em Espeja (Espanha), para abordar os problemas que afetam as zonas raianas.
Segundo a organização, serão analisados os temas das infraestruturas, da saúde, da educação e do despovoamento numa iniciativa em que são esperados cerca de 60 participantes de ambos os lados da fronteira. «É um encontro que visa levantar os problemas da nossa zona raiana, tanto de um lado como do outro», justificou Olga Afonso. A porta-voz da Frente Cívica de Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro acrescenta que será elaborado um documento com as conclusões do encontro, para ser entregue aos governos de Portugal e de Espanha na 32ª cimeira ibérica a realizar no dia 28 de outubro, em Trujillo, na comunidade autónoma espanhola da Extremadura.
Olga Afonso adiantou que o levantamento «das preocupações e das dificuldades das pessoas» das zonas raianas servirá para «fazer pressão aos dois governos, no sentido de os alertar para essas questões e, sobretudo, para que as coisas não fiquem no papel». Outro dos objetivos do encontro a realizar na povoação de Espeja, situada a cerca de 12 quilómetros da fronteira de Vilar Formoso, tem a ver com a cooperação transfronteiriça. «Nós somos muito esquecidos e só somos lembrados quando querem explorar os nossos recursos. Mas não se lembram que as pessoas que cá vivem também têm as suas ambições, os seus sonhos, e também precisam de ter qualidade de vida», disse a responsável.