Cultura

24 milhões de euros de apoios à programação na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Dsc 4070
Escrito por Efigénia Marques

Há 24 milhões de euros para apoiar a programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RYCP), da qual fazem parte o Teatro Municipal da Guarda (TMG), o Teatro Cine de Gouveia, a Moagem (Fundão) e a Casa Municipal da Cultura de Seia.
Segundo a Direção-Geral das Artes, esta linha de apoio plurianual vigora até 2025 e o aviso de abertura do programa deverá ser publicado esta sexta-feira, mas na página oficial estão já indicados os elementos essenciais de apresentação de candidatura. Anualmente, haverá seis milhões de euros para o efeito, sendo que os montantes disponíveis para cada candidato variam entre os 50.000 euros e 200.000 euros, consoante o cumprimento de determinados requisitos. Por exemplo, um equipamento cultural poderá receber este último montante se comprovar que tem, há pelo menos dez anos, a função de direção artística ou de programação e que conta com um mínimo de 12 trabalhadores, «com contrato individual de trabalho e/ou contrato de trabalho em funções públicas na equipa», pode ler-se na página oficial da RTCP.
Na atribuição deste apoio são também consideradas despesas como «pagamento de “cachets” ou remunerações de artistas por atividades, de despesas de alojamento, de alimentação e de deslocações das equipas artísticas e técnicas envolvidas». A DGArtes fixou ainda critérios regionais, para «promover a correção de assimetrias, a descentralização e a coesão territorial», sendo que na primeira edição não podem concorrer equipamentos culturais dos concelhos de Lisboa e Porto. Serão apoiadas propostas de programação que englobem projetos de artes performativas de circo, dança, música, ópera e teatro. Também podem incluir cinema e audiovisual, «nos casos em que os equipamentos culturais tenham as condições técnicas para a exibição cinematográfica».
Os espaços culturais terão agora de apresentar as linhas orientadoras de uma programação a quatro anos, «calendarizados entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2025», por ciclos ou temporadas. «O objetivo da RTCP é garantir mais oferta de cinema, de teatro e de artes visuais, em todas as comunidades intermunicipais do país», disse recentemente a ministra da Cultura, Graça Fonseca, em entrevista à Renascença.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply