A homenagem decorreu este sábado durante um almoço numa unidade hoteleira da cidade.
Nasceu em Unhais da Serra (Covilhã), em 1932. Foi pároco no Teixoso, nas paróquias da Sé e São Vicente (Guarda), e atualmente na localidade de Aldeia do Bispo.
Entre outros cargos, o homenageado é presidente da Fundação Frei Pedro e fundador dos jornais “Terras da Beira” e das rádios F (Guarda), Sátão, No Ar (Viseu) e Fronteira (Vilar Formoso).
Virgílio Mendes Ardérius agradeceu o reconhecimento e fez questão de dizer que «não estava à espera deste reconhecimento. Todas as atividades que realizei não foi com intenção de receber qualquer recompensa». O Homenageado recordou a passagem pela Rádio Altitude durante muitos anos e o programa “Palavra e Vida” durante 17 anos. «A obra que realizei não é apenas minha, mas de um grupo. Estou muito agradecido ao Rotary Clube da Guarda por se ter lembrado de me homenagear», sublinhou.
Segundo Carlos Figueiredo Ramos, presidente do Rotary Club da Guarda, trata-se de um «reconhecimento público» pelos serviços prestados por este guardense, à comunidade, à igreja católica como sacerdote, e ao ensino, nos quais «tem contribuído de forma empenhada em diversas áreas como a da comunicação social, educação, formação e setor social».
Carlos Figueiredo Ramos, considera tratar-se de «uma homenagem justa» para um homem e profissional com «um vasto currículo».
O presidente do Rotary da Guarda diz ainda que o homenageado é uma «inspiração de honestidade, justiça e integridade».