Sociedade

Vacina contra a Covid-19 passa a ser tomada nos centros de saúde

Photo 2021 07 07 10 14 42
Escrito por Efigénia Marques

O centro de vacinação contra a Covid-19 da Guarda vai encerrar no final do ano e a toma da vacina vai passar a fazer-se nos centros de saúde.
O encerramento esteve programado para o último sábado, mas «há algum atraso na vacinação visto que as pessoas não têm aderido tanto como nas fases anteriores», justificou António Serra, diretor clínico para os cuidados primários da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.
«Para que as pessoas tenham mais tempo para serem vacinadas decidimos manter o centro de vacinação a funcionar no Centro Apostólico, na Guarda», disse o médico, referindo que, a partir de janeiro, a vacinação passa a ser feita em cada unidade de saúde concelhia. Na área da ULS apenas o centro de vacinação de Seia vai manter-se aberto, uma vez que as instalações do centro de saúde «não reúnem condições e estamos à espera que se iniciem as obras. Antes disso tem de ser feita a mudança dos recursos humanos e do material para outro local», explicou António Serra. O diretor clínico para os cuidados primários da ULS recomenda a que todos se vacinem contra a Covid-19. «No início tivemos a fase do medo, em que não sabíamos nada sobre a doença e, claro que muita gente se vacinou com receio do que poderia acontecer, mas neste momento já sabemos mais sobre a doença e a vacina já deu provas que é eficaz e evita casos graves», lembrou o responsável.
António Serra sublinhou que «vamos entrar numa fase de produção da vacina contra a Covid idêntica à da gripe – que varia de ano para ano consoante as estirpes em circulação» e reiterou que «toda a gente devia ser vacinada, sobretudo idosos e doentes».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply