A Unidade de Saúde Familiar (USF) “A Ribeirinha”, a funcionar desde 2009 em instalações da Misericórdia da Guarda, vai ser transferida para o Parque da Saúde.
A novidade foi revelada por António Monteirinho na sexta-feira, no programa “Coisas da Vida”, da Rádio Altitude, poucos dias antes de tomar posse como deputado na Assembleia da República. O também líder da concelhia guardense do PS e até agora vogal no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) garantiu que «a USF “A Ribeirinha” vai passar para o pavilhão D. António de Lencastre, um dos edifícios históricos do antigo sanatório, que está degradado e queremos requalificar. Essa possibilidade está assegurada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)». O socialista adiantou que o programa funcional da estrutura «já está feito» e o processo estará em fase de abertura de concurso.
«Foi-nos solicitado pelas entidades oficiais uma projeção daquilo que seriam os investimentos da ULS em termos de PRR e este está já projetado», sublinhou, afirmando que a obra «vai mesmo avançar». A ideia é transferir a USF “A Ribeirinha” e evitar o pagamento de uma renda mensal de alguns milhares de euros à Santa Casa. No mesmo programa, o agora deputado revelou também que poderá vir a ser criada mais uma USF na Guarda, numa medida que «vai de encontro ao que deve ser a gestão dos cuidados de saúde primários para uma cidade». Essa nova unidade vai ficar instalada num edifício «a construir de raiz ou a reabilitar» no Parque da Saúde com verbas do PRR. «A cidade é relativamente pequena e em dez ou quinze minutos toda a gente consegue deslocar-se a esta zona onde está o hospital», acrescentou para justificar a provável localização da nova USF.
Do PRR sairão também as verbas para remodelar a unidade de cuidados de saúde psiquiátricos da ULS: «Estamos a falar em 1,8 milhões de euros e respectivo plano funcional também já foi aprovado, estando em fase de arranque a candidatura para o projeto», adiantou António Monteirinho. O ex-vogal do CA da ULS salientou ainda que «durante o tempo em que vamos concretizar a remodelação do chamado “Pavilhão 5” estarão em fase de candidatura todos os outros edifícios para construção das duas USF e depois avançaremos para o “Pavilhão 1”. Tenho expetativas que, até 2030, teremos o nosso Parque de Saúde totalmente remodelado», afiançou o novo deputado do PS eleito pelo círculo da Guarda.
«Outras hipóteses» em cima da mesa para o Hotel Turismo
«Há grandes projetos previstos para a Guarda e entre eles pode estar, provavelmente, um investimento no Hotel Turismo», anunciou António Monteirinho na Rádio Altitude, durante o programa “Coisas da Vida”, transmitido na sexta-feira.
O agora deputado do PS disse não poder revelar mais pormenores sobre o assunto, mas acrescentou que espera ver o movimento independente “Pela Guarda” cumprir «a promessa de que assumiria o dossier do Hotel Turismo se não aparecerem interessados». O ainda líder da concelhia garantiu que o Governo «também assumiu as suas responsabilidades», tendo a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, desenvolvido «todos os esforços para que alguma entidade ou empresa do setor pudesse interessar-se e ficar com o edifício». Sem candidatos à vista para a concessão da exploração e requalificação da antiga unidade hoteleira, António Monteirinho confirma que em cima da mesa estão agora «outras hipóteses» para o imóvel encerrado desde 2012. «Neste momento é apenas o que posso dizer, por isso vamos aguardar», afirmou.
Carlos Gomes