No Dia da Cidade o município da Guarda assinou um protocolo com a Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (UEPS) e a Junta de Freguesia da Arrifana para a criação de um campo de treino para os militares daquela unidade da GNR na localidade situada às portas da cidade mais alta.
Trata-se de um terreno com «30 hectares, perto da autoestrada, e afastado de casas e localidades», segundo explicou o presidente da Junta de Freguesia da Arrifana a O INTERIOR. António Fernandes considerou que este «grande entendimento» é uma «mais-valia» para a região e adiantou que á área em questão localiza-se no sentido «Guarda-Vilar Formoso, do lado esquerdo da Arrifana, junto à A25». O autarca disse acreditar que o espaço «tem as condições necessárias para o treino dos militares da UEPS, como isolamento e boas acessibilidades», uma vez que «está perto do nó da autoestrada», especificou.
Quanto à entrada em funcionamento, o presidente da Junta da Arrifana não deu certezas, mas apontou que a ideia poderá «tornar-se uma realidade no próximo ano». Até lá, ainda terão de se «efetivar os procedimentos necessários à consolidação dos trâmites legais e operacionais», mas tendo em conta que a «GNR quer rapidamente implementar este campo de treino, porque tem necessidade», António Fernandes acredita que «durante o ano 2025» os militares vão começar a treinar na Arrifana.