Sociedade

UBI cria canal de denúncias

Escrito por Luís Martins

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem ativo um canal de denúncias que permite aos utilizadores comunicarem situações potencialmente anómalas ou prejudiciais ocorridas na instituição, ou nos serviços de Ação Social, quer no domínio da corrupção e infração conexas, quer no domínio do assédio.

O objetivo desta ferramenta é «prevenir e eliminar possíveis condutas impróprias, lesivas para toda a comunidade académica, sejam corrupção, fraude, abusos de poder, assédio moral e sexual, ou qualquer outro tipo de infração ao Código de Conduta da UBI», adianta a instituição em comunicado enviado a O INTERIOR. O canal está disponível no portal da UBI e, depois da introdução da denúncia, o utilizador pode acompanhar o estado em que se encontra a análise da situação, estando garantido o anonimato do denunciante, caso seja essa a sua vontade.

«O tratamento das denúncias relacionadas com a corrupção e infrações conexas será coordenado pelo Gabinete para a Transparência e Prevenção de Riscos de Corrupção, enquanto que o tratamento das denúncias relacionadas com o assédio será coordenado pela vice-reitoria para a Responsabilidade Social», refere a UBI. Nesse sentido, a plataforma é «mais uma medida implementada no sentido de proporcionar um ambiente ético e responsável na academia ubiana».

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply