A Universidade da Beira Interior (UBI) vai promover a partir do final de janeiro o curso “Crises Humanitárias e Cooperação Internacional”. Esta formação destina-se a preparar profissionais de várias áreas para lidarem com um problema bastante atual e com grande expressão a nível mundial.
As candidaturas estão abertas até 2 de janeiro e podem ser submetidas através da plataforma online dos Serviços Académicos da UBI. O curso não conferente de grau terá início a 25 de janeiro e vai funcionar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, às sextas-feiras (das 15h00 às 20h00) e ao sábado (das 9h00 às 14h00). A formação destina-se a preparar profissionais para prevenirem e agirem em ambientes de catástrofe, nos territórios nacional e internacional. Pretende ainda desenvolver competências para o acolhimento de refugiados e o apoio no processo de integração na sociedade portuguesa, práticas que têm sido desenvolvidas em diversas regiões do país, onde estão a ser recebidas pessoas provenientes, sobretudo, de África.
Os participantes terão formação académica para um melhor entendimento de questões pertinentes como contactos entre culturas, relações internacionais e migrações. O curso também inclui simulações em ambiente académico de ações de apoio a vítimas de calamidades. Tem como diretora a docente e investigadora do Departamento de Sociologia da UBI, Johanna Schouten.