Sociedade

Transportes urbanos da Guarda com sistema de informação em tempo real no final do Verão

Img 5095
Escrito por Efigénia Marques

Instalação de 15 painéis foi adjudicada à empresa Helenos SA,
por cerca de 400 mil euros

A Câmara da Guarda consignou na segunda-feira a instalação do sistema de informação em tempo real aos utentes dos transportes urbanos. O projeto foi adjudicado à empresa Helenos, SA, por cerca de 400 mil euros, e deverá entrar em funcionamento no final do Verão.
Sérgio Costa, presidente do município, acredita que a informação disponibilizada pelo sistema vai ser decisiva para melhorar a rede: «A plataforma de gestão que irá funcionar será muito importante para percebermos a afluência em determinadas paragens, o número de passageiros e o tipo de bilhética usado. Teremos ali bons dados para irmos de encontro às necessidades da população, é isso que se pretende», disse o autarca, segundo o qual a concessionária vai ter mesmo que cumprir os horários quando o sistema entrar em funcionamento. Inicialmente, serão instalados 15 painéis nas paragens do estádio municipal, liceu, escola de Santa Clara, Parque da Saúde; Jardim José de Lemos, Município/ Tribunal, central de camionagem, Póvoa do Mileu, escola de S. Miguel, estação de caminhos-de-ferro; Largo 1º de Maio, Rasa e Escola Carolina Beatriz Ângelo.
«Nesta fase é um projeto-piloto nos locais que achamos serem aqueles com maior afluência. No futuro, se houver essa necessidade, integraremos outras paragens neste sistema com outros fundos comunitários», admitiu o edil guardense, para quem há necessidade de «otimizar as rotas, os horários e de chegar aos parques industriais, às escolas e ao ensino superior». Na prática, os painéis a instalar vão disponibilizar informação aos utentes sobre o tempo de espera pelo autocarro e os respetivos horários. «O ecrã vai indicar o número do autocarro que vai chegar, os destinos e quantos minutos vai demorar a chegar ao local onde o passageiro está a visualizar o painel», explicou a chefe de divisão da Mobilidade da Câmara da Guarda.
Cristina Martins adianto que o novo sistema só é possível porque atualmente os autocarros que circulam pela cidade já estão devidamente equipados com sistema de geolocalização e um software de leitura de dados. «Eram requisitos do caderno de encargos do concurso público para a concessão e com isso garantimos que tudo fica registado no sistema. O autocarro vai enviar dados sobre taxa de ocupação, a bilhética usada e a sua localização para a plataforma de gestão de transportes na Câmara Municipal, a partir da qual a informação útil a quem espera nas paragens será injetada nos painéis», acrescentou a responsável. Segundo a chefe de Divisão da Mobilidade do município, no futuro também será disponibilizada uma APP da rede de transportes urbanos da Guarda, que poderá permitir a compra de bilhetes através do telemóvel.
«Este sistema da bilhética eletrónica geolocalizada vai ajudar-nos a ir melhorando a rede. A criação de uma APP está prevista mas não para já, porque tudo leva o seu tempo. O objetivo da Câmara da Guarda é oferecer o melhor serviço aos utentes, que queremos que usem cada vez mais os transportes urbanos para começarmos a pensar no espaço público com um espaço organizado para usufruto das pessoas», afirmou Cristina Martins. A rede de transportes urbanos da Guarda foi adjudicada à Encosta Tour, que assumiu a concessão em dezembro último.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply