Sociedade

Semana Santa começa esta sexta-feira com concerto na Sequeira

7c261386 236d 40fe A270 4a4deefa7e99
Escrito por Efigénia Marques

Esta sexta-feira tem início a Semana Santa da Guarda, cujo programa contempla várias iniciativas, como concertos, vias sacras, exposições, workshops, encomendação das almas, visitas, teatro e cerimónias religiosas.
A programação está pensada até 8 de abril para todo o concelho, com atividades a decorrer na Sequeira, Faia, Marmeleiro, Maçainhas, Quinta de Gonçalo Martins, Castanheira, Vale de Estrela, Carvalhal Meão, Vila Fernando, Famalicão da Serra, Pousade e Guarda. Na apresentação do cartaz, Sérgio Costa, presidente da autarquia, reforçou que «é importante a participação das freguesias. O nosso concelho é muito rico e vasto e a cidade não vive por ela só. Vive com as aldeias e com o mundo rural». A primeira atividade acontece esta sexta-feira (21 horas) e é um concerto de César Prata e Sara Vidal na Sequeira. A dupla segue depois para outras seis freguesias até 31 de março.
Para o cónego Manuel Pereira de Matos, a celebração da Semana Santa «é um programa rico que honra a Guarda e a tradição. Alegramo-nos pela cidade manter viva a tradição de muitos séculos». O prelado lembrou que tem sido a
Misericórdia a promover «grande parte destas celebrações pascais» e, por isso, «louvo esta iniciativa da Câmara Municipal, por ter elaborado um programa não apenas para a cidade, mas fundamentalmente para o concelho». Já Henrique Monteiro, da Santa Casa da Misericórdia da Guarda, partilhou da mesma opinião ao classificar de «rica e abrangente» a agenda apresentada. «As comemorações estiveram suspensas na pandemia e é tempo de voltar à normalidade, nomeadamente com a realização da procissão dos Passos e o Enterro do Senhor», disse.
A Semana Santa representa um investimento de «cerca de 30 a 40 mil euros», um financiamento «curto para um programa tão rico», reconheceu Sérgio Costa.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply