A presidente do Conselho de Administração (CA) e o diretor clínico da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda estrearam-se num ato público, na passada quarta-feira, na abertura do 10º Congresso Médico da Beira Interior, que decorrer no TMG.
Na ocasião, Rita Figueiredo manifestou a preocupação com o envelhecimento do população e despovoamento das áreas de baixa densidade. No entanto, a responsável disse acreditar que a aposta no ensino e saúde «é uma forma eficaz e de mitigação destas desigualdades», numa «atitude consertada» com todos os agentes da região, evidenciando mesmo que «sem coesão não há progresso». Quanto às primeiras linhas orientadoras para a ULS, a presidente do CA afirmou que «o atual Conselho de Administração encontra-se fortemente empenhado na promoção e implementação de medidas de melhoria das estruturas organizativas, funcionais e físicas dos serviços, dentro de parâmetros e de eficiência e eficácia que produzam os melhores resultados».
Rita Figueiredo deixou ainda um apelo a todos os médicos presentes no Congresso para que «ponderem com especial carinho e sentido de cumprimento de dever dos princípios subjacentes ao nobre exercício da medicina escolher o nosso território para exercerem a prática». E deixou uma certeza aos jovens médicos que participaram na iniciativa: «Aqui serão bem acolhidos e serão reconhecidos, pois somos uma população que sabe agradecer». Uma ideia defendida também pelo diretor clínico. Nuno Sousa elogiou a organização do evento pela excelência do Programa apresentado e mostrou-se «muito satisfeito» por ter no público cerca de 500 profissionais de saúde, a maioria médicos, «motivados e com vontade de aprenderem mais nesta permuta de conhecimentos que sempre acontece no Congresso Médico da Beira Interior». O congresso foi organizado pela direção do Internato Médico da ULS da Guarda, ULS da Cova da Beira e ULS de Castelo Branco em parceria com a Associação dos Médicos Internos da Guarda-AMIG. O próximo Congresso Médico da Beira Interior está já agendado para 2025 e decorrerá na cidade da Covilhã.