Foram recolhidos 15 448 euros no concelho da Guarda no Peditório de Rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no passado mês de Novembro. Um valor 23 por cento mais baixo do que no ano passado em que foram recolhidos mais três mil euros, fazendo um total de mais de 19 mil euros.
A «oscilação negativa» neste ano é geral e aconteceu em todo o país. Olhando para toda a região centro, foram angariados no total 602 mil euros este ano, um valor 6,5 por cento mais baixo que no ano passado.
O presidente da Região Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Rodrigues, sublinha que as «condições meteorológicas» condicionam o Peditório de Rua, mas, «infelizmente e ao contrário do que muitos dizem, estamos a empobrecer. É um problema que nos perturba a todos».
Vítor Rodrigues fez questão de exemplificar que «dos 602 mil euros recolhidos na Região Centro, 430 mil euros destinam-se a programas de apoio e cuidado a doentes», o que representa «60 a 70 por cento» do Peditório de Rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro.