Os oficiais de justiça do Tribunal da Guarda estão em protesto em frente ao tribunal da cidade, em reivindicação de melhores condições de trabalho, afirmando Maria José Pires Pina, do Sindicato dos Funcionários Judiciais, que «nós continuamos as nossas lutas, que já são de uma data bem longa».
Alguns funcionários afirmam que tinham uma certa expectativa com a nova Ministra da Justiça, tendo o sindicato se reunido com ela a semana passada, porém Maria José Pires Pina afirma que «ela disse-nos que conhecia as nossas reivindicações, mas não passou disso. Quisemos que ela fizesse já uma proposta de negociação, mas ela não apresentou nada». Em resposta a isto, o Sindicato resolveu dar um prazo de 30 dias para a ministra apresentar alguma proposta que vá de encontro às reivindicações dos oficiais de justiça.
«Nós vamos continuar a nossa luta e nos mesmos moldes, que é greves de segunda à sexta e nos outros dias há greve da Diligência de Magistrado, que quer dizer que sempre que haja uma diligência, nós declaramo-nos em greve e a diligência não é feita. Temos a noção de que infelizmente quem é prejudicado é sempre o cidadão, mas nós com estas lutas estamos a lutar também pelo cidadão e não só pelos nossos interesses, porque se nós tivermos melhores condições de vida e melhores condições de trabalho, claro que isso reflete-se depois no trabalho e na defesa do cidadão» acrescenta Maria José Pires Pina.