O “Beira Interior – Vinhos & Sabores” conta já com sete edições que têm sido um sucesso naquilo que é o principal objetivo do evento: a divulgação da Beira Interior e do melhor que se produz por cá.
Tudo começou em 2015, quando o Município de Pinhel e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) se juntaram para criar uma marca referência na promoção e divulgação do vinho e produtos regionais. A primeira edição aconteceu no Pavilhão Multiusos de Pinhel e contou com cerca de 50 expositores. Mas no ano de estreia já muito se ambicionava quanto ao sucesso do certame. Passados sete anos, o crescimento do “Beira Interior – Vinhos & Sabores” é notório, desde logo pelo espaço que vai ocupar na edição de 2022: realiza-se em pavilhão e meio do Centro Logístico e contará com a presença de 27 produtores de vinho e 23 produtores de produtos endógenos (mel, azeite, enchidos, compotas e doces tradicionais), além de três espaços de restauração.
Muitas têm sido também as atividades que decorrem em simultâneo com o evento, como foi o caso das galas de entrega dos Prémios Vindouro/ Vinduero, que distinguem os melhores néctares da Península Ibérica. Já este ano haverá a gala de passagem de testemunho do estatuto de “Cidade do Vinho”, que Pinhel possui desde 2020. Em 2021 o certame acolheu também a iniciativa “País das Maravilhas”, que proporcionou a degustação dos pratos vencedores do concurso das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”. No desporto, haverá o tradicional Raid TT Vinhos da Beira Interior, em parceria com o Clube Escape Livre, e também a Maratona de BTT, organizada pelo Município de Pinhel. Para além da vertente de negócio e divulgação dos produtos da Beira Interior, há, desde a primeira edição, um objetivo mais formador com a realização de um seminário onde são debatidos temas relacionados com os vinhos e a sua produção, sendo que o tema deste ano vai ser “Sustentabilidade no Setor Vitivinícola”, que estará em debate na manhã de sábado.
O “Beira Interior – Vinhos & Sabores” começou por ser uma atividade de dois dias e atualmente, devido à dimensão que alcançou e ao aumento de visitantes, tem a duração de três dias. Este ano decorre desta sexta a domingo e vai incluir provas de vinho e sessões de “showcooking” com chefs da região «porque temos de dar a conhecer, cada vez mais, a qualidade que temos», sublinha Rui Ventura, autarca pinhelense. Na sexta-feira a inauguração, marcada para as 18 horas, contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Às 19h30 terá lugar a primeira prova comentada e uma hora depois serão entregues os prémios do concurso de vinhos “Escolha da Imprensa”. No sábado, o evento começa com o seminário (10 horas) com a participação de Jorge Cunha, Cristina Crava e Rui Lopes. A moderação é de Luís Baptista-Martins, diretor do jornal O INTERIOR e Rádio Altitude. Às 15h30 e 19h30 há mais duas provas comentadas de vinhos. Às 16h30 e 18h30, os chefs Luís Gonçalves (Pinhel) e João Costa (Guarda) vão dinamizar “showcookings” baseados em sabores da região. Para as 20 horas está agendada a gala de encerramento do projeto “Pinhel Cidade do Vinho 2020-2022” e passagem de testemunho para a região do Douro. No último dia do evento haverá novamente “showcooking” com o chef João Costa e, às 17 horas, realiza-se a última prova comentada. Ao longo dos três dias haverá muita animação musical no recinto do “Beira Interior – Vinhos & Sabores”.