Sociedade

GNR da Guarda diz que «melhor resultado seria impossível» na Operação Natal e Ano Novo

Img 920x518$2018 12 29 14 11 53 1488291
Escrito por Sofia Pereira

«Melhor estatística que esta não há», afirma o Tenente Coronel João Marques, da GNR da Guarda. Entre 22 de Dezembro e 2 de Janeiro decorreu, nas estradas do distrito, a operação Natal e Ano Novo da GNR da Guarda. Nestes 12 dias «foram verificados 64 acidentes, dos quais temos a congratular-nos por haver zero vítimas mortais, zero feridos graves e apenas 12 feridos leves». Neste período, o Comando Territorial da Guarda fiscalizou 4257 condutores, entre os quais 48 acusaram excesso de álcool – sendo que «23 foram detidos por conduzirem com uma taxa superior a 1,2 g/l, e outras três foram detidas por conduzirem sem habilitação legal».

Entre 22 de Dezembro e 2 de Janeiro «foram levantadas 672 contraordenações rodoviárias», contou o Tenente Coronel João Marques, a destacar o «excesso de velocidade; inspeções periódicas; falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou sistemas de retenção para crianças; uso indevido de telemóvel no exercício da condução; inexistência de seguro e a má utilização de iluminação e sinalização».

«Podemos referir que melhor estatística do que esta seria impossível», afirmou o Tenente Coronel. Não é possível fazer comparação com o ano de 2021, «considerando o tempo pandémico em que vivemos e as restrições a que os portugueses estavam sujeitos, mas esta estatística é sem dúvida positiva considerando que não houve vítimas mortais nem feridos graves durante a operação».

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply