A reabertura da Linha da Beira alta está adiada por mais oito meses. Em janeiro do ano passado esperava-se que os comboios voltassem a passar no Verão de 2024, mas já se sabe que a via vai continuar fechada até janeiro de 2025, pelo menos, segundo o jornal “Público”.
Desta vez, o problema e razão para o adiamento da reabertura á circulação será um túnel no concelho de Mortágua, de 542 metros de extensão, mas não só. O túnel foi renovado integralmente, mas passados dois anos, com a linha encerrada, os empreiteiros perceberam que a distância entre as paredes do túnel tinha diminuído. A intervenção no sistema de drenagem poderá estar na origem da situação. Segundo o “Público”, a acumulação de água no local estará «a causar instabilidade» e há mesmo uma casa afetada, «que se afundou uns centímetros». Além disso, o jornal indica um outro fator para os atrasos na reabertura da Linha da Beira Alta: existe «um contrato de 6 milhões de euros para instalar o sistema de sinalização com um prazo de execução de 320 dias», ou seja, se hão houver atrasos, a sinalização estará concluída em 2025.
Já o Ministério das Infraestruturas e Habitação justifica ao diário que, «de acordo com informação prestada pela Infraestruturas de Portugal, os investimentos em curso na Linha da Beira Alta preveem que a reposição da circulação no troço Pampilhosa-Guarda ocorra durante o quarto trimestre de 2024». Esta linha, a principal ligação ferroviária à Europa, está a ser alvo de obras de modernização desde 2019. A reabertura da via esteve prevista para 12 de novembro de 2023, mas em setembro último foi anunciado um novo adiamento. Em abril de 2022 o troço entre a Pampilhosa e a Guarda foi encerrado para permitir a realizar dos trabalhos sem circulação de comboios. Esta interdição devia ter durado nove meses, mas desde então todos os prazos não têm sido cumpridos.