Sociedade

Liliana Marques, o fenómeno das plataformas digitais

Lili
Escrito por Efigénia Marques

Natural de Avelãs da Ribeira (Guarda), jovem tem três milhões de seguidores no Tiktok e 496 mil subscritores no Youtube.

A Guarda, conhecida pelos seus cinco F’s, tem muito mais para conhecer do que a Sé, as muralhas ou lojas centenárias. O talento de vários jovens é outro ponto forte da cidade mais alta. Com três milhões de seguidores no Tiktok e 496 mil subscritores no Youtube, Liliana Marques é um fenómeno nas plataformas digitais.
Aos 22 anos, a criadora de conteúdos natural de Avelãs da Ribeira já conquistou a primeira placa atribuída pelo Youtube por ter atingido 100 mil subscritores, mas a caminhada começou há algum tempo e com outros vídeos. «Sempre vi vídeos de outros “youtubers” e aquilo despertou-me algum interesse. Em 2015 ganhei coragem e criei o canal onde comecei a fazer conteúdo para este mundo digital, nessa altura eu tinha mudado de escola e não conhecia muita gente e pensei “porque não?”», recorda Liliana Marques. Assim nasceu LiliOnScreen, como é conhecida na Internet: «A conquista da placa foi algo que ansiava há muito tempo, é um feito que não dá para descrever. É mesmo uma emoção ser premiada com isto porque não é qualquer pessoa que consegue chegar a este ponto sem pensar em desistir e é incrível receber um prémio assim de uma plataforma gigantesca», confessa.
Apesar do sucesso, o caminho teve algumas contrariedades. «Foi muito atribulado, teve muitas coisas positivas e muitas coisas negativas, tanto que agora vou, possivelmente, deixar este e criar um novo canal. É uma nova aventura, mais uma caminhada para uma nova placa, no entanto, acho que aconteceram mais coisas positivas do que negativas», refere Liliana Marques, que não quis continuar os estudos na faculdade. Optou por «não sobcarregar» os pais com despesas e foi nessa altura que se dedicou totalmente ao Youtube. «A realidade é que nunca quis muito seguir a universidade, nunca me senti segura quanto àquilo que queria ao certo. Além disso, nunca quis colocar o peso de pagar as propinas nos meus pais e não ser aquilo que eu queria», justifica a criadora de conteúdos.
Com o secundário concluído, LiliOnScreen acabou por realizar uma formação em Marketing Digital e quando começou a focar-se totalmente no seu projeto digital tinha cerca de 80 mil subscritores, mas a partir daí os números foram aumentando. «Não sabia bem o que escolher quando acabei o secundário, ainda pensei ir para cinema, não para a faculdade, mas para uma formação, mas depois acabei por fazer um “gap year” e decidi que não queria seguir cinema e tirei uma formação em marketing digital», recorda a jovem. Com três milhões de seguidores no Tiktok, a “youtuber” garante que o segredo para o sucesso passa por «não desistir, trabalhar e continuar mesmo que o resultado não seja o desejado, persistir, ir tentando fazer melhor e aprender com os erros».
Liliana Marques está agora a passar por um momento menos bom no seu canal, pois o Youtube tem regras cada vez mais restritas e o seu canal já foi alvo de dois avisos por parte da comunidade: «Alegadamente, foi por ter quebrado essas regras. Eu faço vídeos de reação e reagi a um vídeo de quedas, mas o Youtube considerou que estou a incentivar as pessoas a fazerem esse tipo de vídeos, a por em perigo a comunidade», adianta a jovem de Avelãs da Ribeira. Apesar de tudo, os vídeos aos quais faz reações «são coisas a que outros “youtubers” já reagiram, é uma queda que faz rir… Os criadores acabam por sofrer com estas novas regras e deveria haver um maior controlo das mesmas para que os criadores não sofram com isso», sugere.
LiliOnScreen também está presente na Twitch, uma plataforma muito conhecida do público ligado ao “gaming”. Contudo, a falta de fibra ótica em Avelas da Ribeira impede que a jovem consiga realizar “livestreams”. «Sempre gostei muito de jogos, apesar de não trazer essa faceta para o meu canal principal, mas um dos objetivos é fazer um canal de jogos. Sempre me interessei muito por este mundo das “lives” em direto, só que, infelizmente, onde moro não tenho acesso a fibra ótica para fazer “streams”», lamenta. A trabalhar apenas com o Youtube, Liliana Marques estabeleceu uma parceira com a empresa “Querido Mudei a Casa”, de Pedro Leal, e promete «novidades para o canal», em breve.
Os projetos têm sido muitos e o futuro reserva ainda mais novidades para quem acompanha a jovem, que está agora a realizar uma série no canal Biggs. «Gostei da experiência de televisão e gostava de ter mais projetos nesta área», acrescenta. Entre vídeos de reações e comédia é o vídeo em que foi de pijama para o Baile de Finalistas que mais a marcou nesta caminhada: «Fui ao baile para gravar de pijama, ver os meus amigos e para lhes marcar o dia na memória», assume a criadora de conteúdos, que gosta de conhecer os seus fãs porque assim «já não me sinto sozinha a falar para uma câmara». Com isso, acaba também por «dar uma cara aos números, que são pessoas» e, ao reconhecerem o seu trabalho, Liliana Marques confessa que «é um sentimento enorme de gratidão».

 

Emanuel Brasil

Sobre o autor

Efigénia Marques

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