Sociedade

IPG regista o maior crescimento de vagas na Beira Interior

Escrito por Efigénia Marques

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior arrancou na passada sexta-feira e decorre até dia 20 deste mês. A nível nacional são mais de 52 mil vagas disponíveis em cerca de dez mil cursos.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) tem um total de mais 43 vagas em relação ao último ano letivo, ficando com 848, tornando-se a instituição da Beira Interior com mais crescimento a nível percentual (5 por cento). A Universidade da Beira Interior (UBI) conta com mais 25 vagas, para um total de 1.332. Já o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) regista mais 12 vagas, para um total de 1.045 lugares disponíveis em relação a 2020. Segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), existem 52.242 vagas para o concurso nacional e 721 para concursos locais, perfazendo um total de 52.963, um aumento de dois por cento em relação às vagas iniciais do ano anterior.
Entretanto, o IPG anunciou que vai ter no próximo ano letivo um novo curso em Desporto, Condição Física e Saúde para capacitar técnicos na área do exercício físico e da promoção da saúde. «Aumentámos o número de vagas para os cursos que consideramos estratégicos para a oferta formativa do IPG, nomeadamente os ligados a competências digitais, a Ciências dos Dados, às Tecnologias, à Gestão, à Comunicação e ao Desporto», afirma Joaquim Brigas. Segundo o presidente do IPG, o Politécnico guardense «tem-se empenhado em preparar profissionais em áreas inovadoras que qualifiquem as empresas e organizações nacionais e regionais. Formar profissionais de alto nível nas escolas superiores do IPG tem sido a nossa principal aposta».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply