O Instituto Politécnico da Guarda vai receber mais 268 estudantes, uma percentagem de «59,3% de colocações». A Escola Superior de Tecnologia e Gestão distinguiu-se por «preencher a totalidade das vagas nas licenciaturas das áreas das ciências empresariais». O curso de contabilidade recebeu 9 alunos, Design e Equipamento 14, Engenharia Informática 21, Gestão 14, Gestão de Recursos Humanos 13, Marketing 7, Mecânica e Informática Industrial 10, Ciência de Dados 2.
Já a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto esgotou as vagas em cinco cursos: Comunicação Multimédia com 24 entradas, Desporto com 15, Comunicação e Relações Públicas com 19, Educação Básica com 19 e Desporto, Condição Física e Saúde com 4 entradas, Animação Sociocultural com 9 e Educação Social Gerontológica com 5.
Já a escola de Turismo e Hotelaria recebe 6 alunos no curso de Gestão Hoteleira, 6 em Turismo e Lazer e 1 em Gestão Turismo e Hospitalidade.
Por fim, a Escola de Saúde do IPG recebe 32 alunos no curso de Enfermagem, 21 em Farmácia e 12 em Biotecnologia Medicinal.
«A inovação na oferta pedagógica das escolas do Politécnico da Guarda desde 2019, com seis novas licenciaturas, e o aumento de vagas que temos aberto ano após ano, faz com que a taxa de ocupação que registamos este ano após a segunda fase seja muito positiva«, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda.
A partir de agora, «as vagas por ocupar vão ser abertas a estudantes internacionais e a alunos de concursos especiais, áreas nas quais o Politécnico da Guarda se tem revelado muito atrativo nos últimos anos. Recorde-se que o IPG foi, em 27 de agosto passado, na primeira fase de candidaturas ao ensino superior de 2023, uma das poucas instituições nacionais a crescer em número de colocados face a 2022».