A Câmara da Guarda vai atribuir a Medalha de Mérito Grau Ouro aos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e da Sé, bem como à escola profissional Ensiguarda, à Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, ao Conservatório de Música S. José da Guarda e ao Instituto Politécnico da Guarda.
As distinções serão entregues no Dia da Cidade, que se celebra a 27 de novembro. A lista de homenageados foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo, na passada segunda-feira. «É o reconhecimento por todos aqueles que passaram por estas seis instituições de ensino e tudo fizeram para transmitir os seus melhores conhecimentos a todos nós», declarou o presidente da autarquia Sérgio Costa. Chaves Monteiro (PSD) não quis comentar assunto e Adelaide Campos (PS) considerou tratar-se de uma «proposta etérea, é tudo e não é nada. É evidente que para o ano vamos homenagear a saúde, a seguir serão os juízes… Há entidades, pessoas, que brilharam e foram importantes na Guarda que podem ser e devem ser distinguidas individualmente e não como uma amálgama de entidades», lamentou a socialista.
Entretanto já é conhecido o programa comemorativo dos 824 anos da atribuição de foral pelo rei D. Sancho I, onde se destacam, entre outras atividades, as inaugurações da Ecovia da Guarda (dia 25), num investimento de 2,7 milhões de euros, e da requalificação do mercado municipal de S. Miguel e dos Parques Infantis do Pincho, Castelos Velhos, Estação e Sequeira (dia 27). No Dia da Cidade voltará a realizar-se uma cerimónia militar junto à estátua de D. Sancho e a sessão solene. À noite, há concerto de Paulo de Carvalho no TMG. No dia 26 realiza-se a 20ª edição da Invernal de BTT “Cidade da Guarda” e, pelas 15 horas, será inaugurada a Rotunda Altitude, numa homenagem aos 75 anos da Rádio Altitude, a emissora local mais antiga do país. A iniciativa decorre na rotunda de acesso ao Hospital.