Sociedade

Idosos isolados voltaram a aumentar na Guarda

Gnr Censos Senior 1024x576 1
Escrito por Efigénia Marques

Há 5.243 idosos a viver sozinhos e/ou isolados no distrito da Guarda, segundo os dados da operação “Censos Sénior” realizada pela GNR durante o mês de outubro. São mais 213 pessoas do que no ano anterior, quando a GNR sinalizou 5.012.
O tenente-coronel Cura Marques, oficial de Relações Públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, refere que durante a operação «os militares realizaram uma série de ações no sentido de sensibilizarem e alertarem o público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, furto ou burla». O oficial adianta que a GNR realizou «26 ações em sala e 202 ações de porta a porta, abrangendo um total de 2.701 idosos» no distrito.
Os concelhos com mais idosos sinalizados são o Sabugal, com 851 pessoas a viverem nessas condições, a Guarda (733) e Almeida (508). A Guarda continua a ser o segundo distrito do país com mais idosos sozinhos e/ou isolados, a seguir a Vila Real, onde há 5.353 idosos nestas condições. Já em Viseu foram identificados 3.586 seniores sozinhos ou isolados e, no distrito de Castelo Branco, as autoridades assinalaram 1.840 casos.
Este ano foram sinalizados em Portugal 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança. «A GNR continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis», refere a GNR.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply